Sabemos que não é fácil manter os estudantes atentos durante a aula online, por isso, elaboramos cinco dicas práticas para te ajudar nesse desafio.
1. Incentive o aluno a viver esse momento de estudos com leveza
Procure compreender o sistema escolar para orientar o seu filho sobre como será a dinâmica de estudos online, ou seja, explique como acessar o ambiente de aula online.
Deixe um passo a passo anotado para que ele tenha autonomia ao se conectar e cuide para que os horários estejam acessíveis.
Assim, o estudante estará mais preparado e motivado para dar início a esse momento de aprendizado.
2. Organize um “cantinho de estudos” para os seus filhos
Disponibilize um espaço com boa iluminação, sem ruído externo, com os livros e materiais próximos a eles e retire objetos como celular, brinquedos, jogos ou algo que possa tirar a sua atenção durante o momento da aula online.
3. Garanta o funcionamento dos equipamentos necessários
Antes de mais nada, verifique se notebook, mouse, teclado, fones de ouvido estão funcionando adequadamente, além de checar periodicamente se a internet está atendendo as demandas de conexão para as aulas online e demais atividades que ocorrem em sua casa.
Veja no vídeo a seguir como é possível obter uma aprendizagem efetiva em casa, utilizando os recursos e dicas apresentadas neste post!
4. Saiba lidar com as inquietações do estudante durante a aula online
Na escola, os alunos tem momentos para se movimentar, trocar alguma informação rápida com o colega e interagir com a professor.
Porém, na aula online tudo muda, e é normal que a limitação de espaço cause inquietações e ansiedade.
Além disso, evite interrupção durante a explicação do professor, e busque não gerar emoções negativas no estudante como: vergonha, chateação e medo, pois, provavelmente, isso irá interferir no rendimento da aula online.
Quando você notar comportamentos como: postura inadequada, levantar da cadeira, fazer sons ou ruídos com o corpo ou com objetos, procure orientar de uma maneira mais sutil enquanto ainda está no momento da aula online.
Dessa forma, observe e anote tais comportamentos inadequados e deixe para dar as orientações necessárias em outro momento.
5. Verifique quais são os recursos que a escola oferece
É importante que a escola proporcione um sistema educacional interativo e atrativo, tornando a aprendizagem mais eficaz.
Dessa forma, irá influenciar positivamente nas questões comportamentais, como por exemplo, a boa convivência em grupo, mesmo no ambiente de aula online.
Assim, conhecendo e monitorando esse ambiente você pode garantir que os recursos pedagógicos sejam utilizados de modo a colaborar com a aprendizagem do seu filho durante a aula online e evitará o risco de comportamentos inadequados ou bulling.
A organização é a chave para aprender na aula online
O ensino híbrido, a princípio, se demonstrou como uma realidade desafiadora, mas também revelou benefícios consideráveis.
A aula online permite acesso a múltiplas abordagens e conteúdos e conecta professores e alunos de todo o Brasil e também do mundo.
Por isso, quanto mais organizado estiver o ambiente, e mais claras as informações a respeito da dinâmica de estudos online, melhor será o rendimento do estudante.
Enfim, é possível driblar os desafios, aproveitar as oportunidades e alcançar uma aprendizagem significativa e efetiva.
Por fim, coloque essas 5 dicas em prática e veja como o rendimento do seu filho irá melhorar!
E, se você quer potencializar a aprendizagem do seu filho, e gostaria de um apoio nesse processo, conte com a assessoria educacional da Academia do Aprender.
Entre em contato conosco e conheça os nossos serviços.