Normalmente é comum que os pais subestimem a capacidade das crianças em realizar algumas tarefas do lar, imaginando que elas não consigam executar tarefas simples e até então pouco compartilhadas. Dessa forma, abordaremos neste artigo sobre como as crianças podem ajudar em casa.
Fazer com que as crianças executem atividades domésticas não irá atrapalhar o desenvolvimento da criança. Além disso, é possível conciliar brincadeiras, estudos e outros afazeres, cada qual em seu tempo. Ou seja, basta criar uma rotina organizada como aprofundamos neste artigo.
Estágios de desenvolvimento segundo Piaget
Primeiramente, para entender melhor sobre a importância em estimular essas atividades e como as crianças podem ajudar em casa, dentro das suas rotinas normais, destacamos que:
Conforme Piaget, de acordo com a teoria do conhecimento, baseada no desenvolvimento natural da criança, o pensamento infantil passa por quatro estágios.
Sendo assim, desde o nascimento até o início da adolescência, há algumas transformações caracterizadas de acordo com a idade, iniciando-se com movimentos involuntários, ao nascimento do bebê, e finalizando quando a capacidade plena de raciocínio é atingida.
Dessa forma, apresentamos cada estágio, a seguir:
0 a 2 anos – Sensório Motora
Fase na qual o bebê inicia a exploração do ambiente com sentidos e ações. Assim, há o desenvolvimento da coordenação motora, passando de movimentos involuntários, para voluntários.
Características da fase:
- Experimentação
- Curiosidade
- Permanência do objeto
- Imitação do que se vê e do que se ouve
2 a 7 anos – Pré Operatório
A princípio representa objetos com palavras ou imagens, através do raciocínio intuitivo. Ou seja, acreditam em tudo o que veem, levam tudo ao pé da letra.
Características da fase:
- Inicia o reconhecimento no espelho
- Imitação
- Centralização
- Dificuldade em se colocar no lugar do outro, pensa somente em si
- Os objetos representam sentimentos humanos
- Começa a desenhar
- Brinca de faz de conta
7 a 11 anos – Operatório Concreto
Pensam logicamente, conserva e reverte os pensamentos, classificam objetos. Dessa forma, começam a entender analogias, ou seja, entendem mais de um cenário nas diferentes situações.
Características da fase:
- Gosta de colecionar
- Brinca com jogos de tabuleiro
- Senso de conservar, cuidar
- Desenvolve lógica matemática
12 anos ou mais – Operatório Formal
Entende o mundo através do raciocínio logico. Logo, utiliza razões abstratas para conversar sobre situações hipotéticas. Assim, considera as possibilidades e analisa de forma lógica.
Características da fase:
- Desenvolve lógica matemática
- Egocentrismo adolescente
- Adquire razão moral
- Raciocínio dedutivo
- Lógica indutiva
- Planejamento
- Imaginação
Contudo, a partir do momento que envolvemos as crianças nas tarefas domésticas, estamos ensinando habilidades que eles irão levar pro resto da vida e dessa forma poderão lidar melhor com esse tipo de tarefa em seu dia a dia.
Além disso, independente se for feita por menino ou menina ou qual será a sua ocupação no futuro, todos temos a responsabilidade de cuidar do ambiente em que vivemos.
Nesse sentido, saber limpar e organizar os ambientes, cozinhar é até mesmo fazer compras ou pagamentos irá tornar a criança mais responsável e habilidosa.
Assim, elas poderão valorizar o ambiente em que vivem e as pessoas que contribuem para que tudo esteja organizado, como sua mãe, seu pai ou responsável, notando assim, que fazer sua parte faz a diferença, como por exemplo, organizar o cantinho de estudos para o momento da aula ou guardar os seus brinquedos para ter mais espaço para brincar em seu quarto.
Ainda assim, um outro estímulo a ser observado é o trabalho em equipe, ou seja, todos são responsáveis pelo bem comum e se algo não for feito, todos sofrerão as consequências.
Dessa forma, os pequenos aprenderão a ser mais fortes e corajosos e, consequentemente, se tornarão pessoas melhores no futuro.
O senso de independência dará a criança uma maior autonomia, ou seja, elas aprenderão a resolver problemas sozinhos. Dessa forma, estarão mais confiantes e realizadas ao conseguir contribuir com algo maior e querendo aprender sempre mais.
Como as crianças podem ajudar em casa – Quais tarefas são indicadas para cada fase de desenvolvimento?
Apresentamos abaixo, algumas sugestões que podem ser compartilhadas com as crianças de acordo com cada idade e dessa forma compreender como as crianças podem ajudar em casa.
Sobretudo, vale lembrar que o apoio e supervisão dos pais nesse momento são essenciais para que tudo ocorra bem.
2 a 3 anos
- Jogar lixo no lixo
- Juntar brinquedos
- Guardar brinquedos
- Colocar guardanapos na mesa
- Colocar a roupa suja no cesto
4 a 5 anos
- Guardar a louça (alguns utensílios)
- Regar as plantas
- Separar o lixo
- Arrumar a cama
- Ajudar a alimentar os pets
- Tirar o pó (pequenas superfícies)
6 a 8 anos
- Dobrar a roupa
- Varrer o chão
- Arrumar a mesa
- Lavar louças (sem vidro)
- Arrumar o quarto
- Guardar compras
9 a 11 anos
- Tirar o pó
- Colocar roupa na máquina
- Preparar lanchinhos
- Colocar o lixo para fora
- Passar pano no chão
12 anos ou mais
- Lavar o banheiro
- Limpar a cozinha
- Ajudar a cuidar dos irmãos
- Cozinhar refeições
- Passar roupas
- Fazer compras no mercado
Nesse sentido, para organizar melhor essas tarefas, como sugestão você pode criar uma tabela com as tarefas e os dias da semana para marcar o que será feito com um x, ou seja, acompanhar o que está sendo feito mais de perto e de forma simples.
Assim, manter essas tarefas visíveis na parede, pode facilitar esse controle e organização de tarefas entre os membros da família.
Então, clique no botão abaixo para baixar a tabela completa com sugestões de atividades para cada faixa etária.
Afinal, cada família tem a sua rotina, ou seja, é muito importante conversar antes de definir as tarefas o pode contribuir para que as mesmas sejam cumpridas.
Sobretudo, é importante lembrar que as crianças podem criar objeções ou não querer participar das tarefas.
Enfim, nesse ponto é legal negociar e explicar sobre a importância de cada um em cumprir as tarefas para o bem comum e se for preciso trocar por algumas tarefas que lhe dão mais prazer e incluir aos poucos aquelas que não forem bem aceitas.
Logo, nós da Academia do Aprender estimulamos a aprendizagem de cada estudante de forma individual, ou seja, compreendendo e respeitando os seus limites, auxiliando tanto no apoio pedagógico quanto em questões mais abrangentes em relação ao seu desenvolvimento intelectual e social, prezando por uma aprendizagem mais humanizada e significativa.
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Luciana Cabral
CMO – Academia do Aprender
Mãe, empreendedora, formada em administração de empresas.
Focada em criar e desenvolver conteúdos para uma melhor experiência de comunicação com o cliente.